Sem categoria

Trabalho focado gera resultados excelentes

O Step By Step de hoje será orientado a você que tem dificuldade de organizar o seu tempo de trabalho, determinar as tarefas a serem feitas e trabalhar 100% focado.

Quando você trabalha focado e sabendo o que precisa fazer no dia, seu trabalho rende ABSURDAMENTE.

Muitas pessoas que até trabalham muito, reclamam que estão cansadas no fim do dia e quando olham para os seus resultados percebem que não produziram praticamente nada!

Sinceramente, isso acontece com você? Trabalha muito e produz pouco?

Que tal se nós conseguíssemos te passar uma técnica que irá dobrar e, quem sabe, triplicar os seus resultados durante a sua jornada de trabalho sem você precisar se estressar? Seria interessante, não é mesmo?

Ok! Mas o que um relógio de cozinha tem a ver com foco? Na verdade, esse simples reloginho fará com que você consiga trabalhar 100% FOCADO, duplicar e talvez triplicar a sua produtividade.

Essa técnica que irei passar para vocês agora se chama TÉCNICA POMODORO!

Antes de te explicar como ela funciona, eu vou contar um pouco da origem dessa técnica:

Essa técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Assim, seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções (mesmo!), mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. Portanto, para colocá-la em prática você vai precisar de:

Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva

Uma lista de tarefas (“to-do-list”)

Lápis e borracha

Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Depois, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhar ininterruptamente em suas tarefas nesses períodos.

Quando o timer tocar (ao fim dos primeiros 25 minutos), faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status de seu trabalho (50% concluído, por exemplo) e faça um breve intervalo de 5 minutos. Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa (ir ao banheiro, ligar para um cliente, tomar um café, etc).

A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental. Além disso, vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas as sugeridas no método clássico. Nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal.

Simples, né? Saiba que se você utilizar essa técnica e sua produtividade irá aumentar. Suas entregas, além de serem feitas dentro do prazo, estarão bem feitas porque você estará trabalhando 100% focado.

O objetivo dessa técnica é diminuir a sua ansiedade e trabalhar focado, evitando tempo desperdiçado e distrações.

Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período. Assim, torna-se mais fácil acompanhar seus resultados e avanços.

Depois de alguns dias utilizando a técnica, você poderá notar alguns benefícios como as capacidades de entender e descobrir:

Quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa;

O que te distrai recorrentemente;

Quais são as principais interrupções no seu trabalho.

Fantástico, não é mesmo?

A parte boa é que você não precisa sair procurando um reloginho desses de cozinha para começar a utilizar essa técnica ainda hoje! Afinal, a tecnologia já faz isso pra você! Tem um monte de APP que são voltados para a utilização dessa técnica. Basta procurar…
E então, vamos organizar nosso tempo e trabalhar focado? Já mostramos que é perfeitamente possível e que só depende de você!

Um excelente trabalho focado a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.