Sem categoria

Resiliência: superando obstáculos e desafios

Resiliência é a capacidade de se adaptar e lidar com problemas e/ou situações difíceis.

A palavra Resiliência vem do latim: Resilire, formada pelo prefixo re- e pelo verbo salire, que significa “saltar”, o prefixo re- tem o sentido de “novamente”. Então podemos dizer que Resilire quer dizer “saltar de novo” ou mesmo “voltar atrás”.

O resiliente enfrenta os desafios e insiste até encontrar soluções estratégicas para superar obstáculos e adversidades.

Algumas dicas para desenvolver a resiliência:

  • Seja Adaptável – a habilidade de se adaptar te permite ver as coisas de diversos pontos de vista. Use a empatia a seu favor, se coloque no lugar dos outros, veja o outro lado da moeda.
  • Seja assertivo – busque sempre dar o “seu melhor”. Invista na positividade e não fique paralisado na negatividade.
  • Aprenda lições – cada situação com que lidamos no decorrer da nossa vida nos dá lições que nos fortalecem e ensinam a superar obstáculos. Não fique limitado as suas próprias experiências. Leia, estude e aproveite as lições aprendidas e transmitidas por outras pessoas.
  • Tenha bases de apoio – Mantenha-se conectado. Nutra seus relacionamentos com amigos e familiares. Em uma situação difícil, não se afaste das outras pessoas. A ajuda pode vir inesperadamente.
  • Procure formas de liberar o estresse e a tensão – Libere os sentimentos negativos, medite, pratique hobbies e/ou esportes, busque novas formas de expressão como escrever, cantar, dançar ou falar outras línguas.
  • Confie e acredite em si mesmo – Reconheça suas habilidades e forças pessoais. Acreditar em si mesmo não somente aumenta a sua confiança e autoestima, como garante alcançar o sucesso.

Essa é mais uma capacidade que podemos desenvolver e aprimorar, obtendo grandes benefícios na vida pessoal e profissional. Seguimos juntos evoluindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.