Sem categoria

Ética e Moral

Hoje vamos começar a falar de algo que é imprescindível para qualquer empresa e para qualquer indivíduo inserido em uma sociedade minimamente organizada.

Ética e Moral

A palavra Ética é derivada do grego e apresenta uma transliteração de duas grafias distintas, êthos que significa “hábito”, “costumes” e ethos que significa “morada”, “abrigo protetor”.

Dessa raiz semântica, podemos definir Ética como uma estrutura global, que representa a casa, feita de paredes, vigas e alicerces que representam os costumes. Assim, se esses costumes se perderem, a estrutura enfraquece e a casa é destruída.

Em uma visão mais abrangente e contemporânea, podemos definir Ética como um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento de um indivíduo dentro da sociedade.

A Ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.

Embora Ética e Moral sejam usados, muitas vezes, de maneira similar, ambas possuem significados distintos.

A Moral é regida por leis, regras, padrões e normas que são adquiridos por meio da educação, do âmbito social, familiar e cultural, ou seja, mas algo que vem de fora para dentro.

Para o filósofo alemão Hegel, a Moral apresenta duas vertentes, a Moral Subjetiva associada ao cumprimento de dever por vontade e a Moral Objetiva que é a obediência de leis e normas impostas pelo meio.

No entanto, Ética e Moral caminham juntas, uma vez que a Moral se submete a um valor Ético. Desta forma, uma Ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ser um valor social que é instituído como uma lei Moral.

A consequência de um comportamento AntiÉtico afronta os valores, caráter e o princípio de uma pessoa, enquanto a quebra de um valor Moral é punida e justificada de acordo com a lei que rege o meio.

10 DICAS PARA SE TORNAR ÉTICO:

1 – Seja honesto;

2 – Respeite o Sigilo;

3 – Tenha comprometimento;

4 – Seja prudente;

5 – Tenha humildade;

6 – Não prometa aquilo que não possa cumprir;

7 – Saiba fazer e receber críticas;

8 – Reconheça o mérito alheio;

9 – Respeite a privacidade;

10 – Evite fofoca.

Lembre-se, se você deseja viver em uma sociedade evoluída, faça a sua parte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.