Sem categoria

Eficiência, eficácia e efetividade

Na busca continua para obter sucesso empresarial e se destacar dentro do mercado, vamos incluir mais alguns conceitos importantes nessa trajetória.

EFICIÊNCIA: É a capacidade de se produzir corretamente utilizando os recursos disponiveis da melhor forma possível. É fazer acontecer, entregar. Essa caracteristica não falta em nossa equipe.

Mas porque em alguns momentos temos a sensação de que mesmo sendo eficientes as pessoas não reconhecem? Por que falta um detalhe importante:

A EFICÁCIA, que é a capacidade de fazer o que deve ser feito e entregar os resultados no tempo certo, cumprindo metas, tendo foco e concentração.

Logo o eficiente, mesmo sabendo fazer e entregar, só se torna eficaz se fizer no tempo certo.

Fórmula matemática para alcançar nossos objetivos:

EFICIÊNCIA + EFICÁCIA = EFETIVIDADE

EFETIVIDADE: É a caracteristica, particularidade do que é REAL, VERDADEIRO e LEGÍTIMO. É aquilo que de fato tem impacto sobre algum aspecto da empresa, incluindo a satisfação dos clientes. Sendo assim é o que concretiza algo positivo ou transforma positivamente uma ação existente.

Pense sobre a fórmula apresentada. Adianta ser eficiênte fora do prazo? Adianta entregar no prazo sem funcionar adequadamente?

Se as duas carateristicas, a EFICIÊNCIA e/ou a EFICÁCIA forem executadas de maneira negativa teremos EFETIVIDADE NEGATIVA. É o mesmo que retroceder.

Para que uma equipe seja EFETIVA, ela deve desenvolver algumas caracteristicas:

  • Proatividade: É o ato de melhorar resultados mesmo sem solicitação, ou até de estudar para prever e solucionar problemas futuros.
  • Sinergia: Em um ambiente profissional isso acontece quando os membros da equipe conhecem e confiam no trabalho uns dos outros.
  • Busca pela melhoria contínua: O esforço diário leva ao progresso a curto, médio e longo prazo. Para isso invista em treinamento contínuo e no desenvolvimento das pessoas. Apoie seus colegas.
  • Relacionamento interpessoal: É uma forma de melhorar o convívio e deve ser construído no dia a dia entre os colegas de trabalho.
  • Senso de responsabilidade: É se comprometer, vestir a camisa e se dedicar ao máximo para entregar os melhores resultados.
  • Alinhamento de idéias: Ocorre quando todos tem um claro entendimento do que é pra fazer. Para isso é necessário discutir sobre o que é preciso mudar, trabalhando em equipe para realizar melhorias ou alterações no decorrer dos processos.

Vamos seguir evoluindo. Boa semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.