Regras de funcionamento do Fórum Satellite

forum Regras do Fórum Regras de funcionamento do Fórum Satellite

Marcado: 

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #585

    gruposas
    Mestre

    Sejam bem-vindos. Ao participar do Fórum do Sistema Satellite, você concorda com as regras aqui contidas, cuja leitura é de responsabilidade do usuário. Dizer que não conhece as regras não é desculpa para justificar atos que as descumpram.

    Considerações Iniciais

    O Grupo SAS, assim como seu Fórum e seus proprietários, não tem qualquer tipo de responsabilidade sobre o conteúdo publicado por seus visitantes, membros, analistas, Moderadores, Coordenadores e Administradores. As informações são fornecidas conforme publicadas pelos autores e não nos responsabilizamos pelo uso das informações, nem por eventuais consequências de seu uso. Portanto, tenha cuidado ao divulgar informações, principalmente informações pessoais e/ou sigilosas.

    Importante: apenas usuários registrados previamente possuem acesso aos tópicos do FÓRUM SATELLITE.

    Todo visitante previamente cadastrado tem o direito de criar mensagens e/ou tópicos relativos a qualquer assunto ligado ao SISTEMA SATELLITE, exceto quando estes vão de encontro às regras gerais e/ou locais.

    Em caso de problemas, dúvidas, reclamações ou críticas construtivas (desde que feitas por visitantes que participem ativamente do Fórum, indicando os links que as fundamentem) relativas ao fórum, recorra aos Moderadores ou à Administração do Fórum.

    NOTA: O Fórum, por questões de segurança, registra o IP do autor das mensagens postadas.

    Ações do Moderador/Administrador

    – Os Moderadores podem, dentro das regras abaixo descritas, mover/editar/bloquear/apagar/unir/separar tópicos de forma a oferecer a melhor organização possível ao Fórum, além de, a critério próprio, aplicar punições aos membros que cometerem alguma das infrações discriminadas, nos termos descritos abaixo, ficando responsáveis por estas ações e relatando-as à Administração do Fórum;

    – Sempre que necessário, os Administradores poderão fechar áreas, abrir novas áreas ou tomar quaisquer atitudes que visem manter a melhor organização e o bom andamento do Fórum.

    INFRAÇÕES:

    1. Ações corretivas:

    1.1 – O membro que cometer uma infração leve será notificado através de mensagem privada.

    1.2 – O membro que reincidir em um erro leve ou que cometer uma infração média receberá uma advertência, que será registrada em seu histórico de usuário.

    1.3 – Se o membro cometer uma infração grave, assim como a reincidência caso já tenha sido advertido, receberá um ponto de infração e será suspenso do Fórum por um dia.

    1.4 – Casso possua um ponto de infração registrado, se o membro cometer nova infração receberá o segundo ponto e será suspenso do Fórum por uma semana.

    1.5 – Se o membro que possuir duas infrações cometer outra infração, receberá um terceiro ponto e será suspenso por quinze dias.

    1.6 – Se o membro que possuir três pontos cometer nova infração, receberá nova infração e será suspenso por trinta dias.

    1.7 – Se o membro que possuir quatro infrações registradas voltar a cometer infração, será banido do Fórum.

    1.8 – A Equipe de Moderação e Administração do Fórum levará em consideração o histórico do usuário e os agravantes ou atenuantes do ato de transgressão das regras para determinar o nível de punição para o membro que cometer uma infração gravíssima, que pode variar entre a aplicação da infração de um ponto e o banimento definitivo.

    Todas as infrações e advertências ficarão registradas em um log e na ficha de usuário, que são de acesso restrito à equipe de moderação.

    2. São consideradas infrações leves:

    2.1 – Mensagens não relacionadas ao assunto do tópico (off-topic) e que não sejam ligadas à assuntos abrangidos pelas áreas do Fórum.

    2.2 – Tópicos ou mensagens que se transformarem em bate papo/chat, isto é, o assunto desande para outro que não tenha nada a ver com a dúvida original.

    2.3 – Títulos de tópicos não relacionados à dúvida do mesmo, direcionando-o a algum membro ou com qualquer forma de chamar atenção.

    2.4 – Usar extensivamente letras maiúsculas, negrito, cores, fontes ou qualquer forma de chamar a atenção, seja em toda a mensagem ou no título do tópico. É permitido destacar pequenos trechos da mensagem.

    2.5 – Uso excessivo de gírias e de escrita incompreensível.

    2.6 – Criação de mensagens subsequentes em menos de 24 horas, sejam elas com o intuito de “subir” o tópico/dúvida ou não, ou a criação de mais de um tópico sobre o mesmo assunto, seja no mesmo setor ou em mais de um.

    2.7 – Responder a tópicos parados há mais de seis meses sem adicionar conteúdo útil ao mesmo.

    2.8 – Agir como Moderador do Fórum sem de fato o ser – por exemplo, responder a tópicos com frases como “Por favor, poste na área correta”, “Este tópico já foi discutido”, “Se você pesquisar encontrará a resposta”.

    3. São consideradas infrações médias:

    3.1 – Criação de login (nome de usuário) semelhante aos utilizados por qualquer membro da equipe de moderação.

    3.2 – Tópicos ou mensagens com o tema “Empresa A vs. Empresa B”.

    3.3 – Mensagens com informações errôneas ou falsas.

    – Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizadas como tal.

    3.4 – Mensagens que não contribuam com o andamento do tópico.

    3.5 – Falta de cordialidade e educação, seja em tópico, mensagem, assinatura, perfil ou mensagem privada.

    3.6 – Descumprimento sucessivo de regras locais.

    4. São consideradas infrações graves:

    4.1 – Assinaturas, nicknames (apelidos), avatares, perfis, mensagens em tópicos ou mensagens privadas (MP):

    – Relacionados a pirataria (“cracks”, “hacking”, seriais, download ilegal de programas, indicações de links), cujo conteúdo seja de cunho destrutivo e/ou malicioso, com exposição ou meios de obtenção de informações sigilosas e/ou pessoais e similares, independente da forma de expressão utilizada, seja por escrito ou sob qualquer formato audiovisual.

    – Que firam quaisquer leis vigentes no Brasil (drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, fumo, assassinato ou indução a tal, roubo, furto, logro, estelionato, tráfico, contrabando, descaminho, armas de fogo, furto de sinal, etc.), com conteúdo sensual e/ou pornográfico, conteúdo mórbido, sendo vetada também a apologia a qualquer tema citado nesta regra e os demais previstos em lei.

    – Exposição, meios de obtenção e manipulação de informações que sejam lesivas a qualquer pessoa física ou jurídica, mesmo que tal prática ainda não esteja prevista em lei, mas que tenha sido claramente identificada como danosa e/ou maliciosa.

    – Que firam quaisquer leis protegidas por acordos internacionais vigentes.

    4.2 – Ofensas, difamação, crítica sem fundamento ou agressão verbal a qualquer pessoa física ou jurídica, independente do motivo, seja via mensagem (pública ou privada), tópico, perfil, avatar ou assinatura.

    4.3 – A criação de qualquer mensagem, seja de texto ou audiovisual, de cunho comercial, marketing e/ou propaganda, incluindo nicknames (apelidos), avatares e assinaturas, especialmente com o uso de links comerciais.

    – É vetada a divulgação de sites pessoais que contenham fins comerciais e/ou qualquer tipo de anúncio comercial.

    5. São consideradas infrações gravíssimas:

    5.1 – Mensagens em tópicos, mensagens privadas, e-mails, assinaturas, imagens em tópicos ou avatares, publicações em formato audiovisual e nicknames (apelidos) que promovam:

    – Incitação e/ou apologia a qualquer tipo de discriminação (étnica, religiosa, política, gênero, nacionalidade, origem, minorias, etc.) e/ou cujo conteúdo esteja relacionado ao terrorismo.

    – Incitação e/ou apologia à tortura (física e/ou psicológica), a mutilações de qualquer natureza ou ao suicídio.

    5.2 – O envio de mensagens promovendo qualquer tipo de negócios (SPAM), com fins lucrativos ou não, seja na forma de tópico, mensagem, mensagem privada ou e-mail.

    5.3 – Participantes que difamem o Sistema Satellite (seu criador, seus funcionários, colaboradores, participantes etc.) neste ou em outros Fóruns, blogs, Facebook, Orkut e páginas pessoais, entre outros; quando identificados, serão banidos definitivamente, mesmo que se comportem dentro das regras do Fórum ou que sejam participantes ativos.

    5.4 – Ofensas cujo teor da mensagem seja agravado por xingamentos e palavras de baixo calão*, sejam contra quaisquer pessoas, sites ou empresas.

    Procedimento em caso de queixa ou crítica à moderação:I – Entre em contato com o(a) Moderador(a) em questão a fim de estabelecer um diálogo. Procure explicar de forma clara e objetiva o motivo da contestação ou crítica, utilizando para isto o bom senso e a cordialidade, elementos imprescindíveis para a solução do problema.II – Caso não seja encontrada a solução para o problema ao dialogar com o(a) Moderador(a), entre em contato com a Administração do Fórum, que poderá analisar e encontrar uma solução para o caso, sendo desta a última palavra sobre o assunto.

    OBSERVAÇÕES:

    – O procedimento acima descrito deverá ser realizado via MP (Mensagem Privada), tanto no contato com o(a) Moderador(a) em questão quanto com a Administração. Mensagens publicadas publicamente em qualquer área do Fórum relacionadas a queixas e críticas à Moderação e à Administração serão apagadas e o autor será notificado pela ação imprópria. A insistência em publicar publicamente queixas e críticas após a notificação resultará em punição para o autor das publicações.

    – Ao contatar um Administrador, o membro receberá uma mensagem privada do mesmo, confirmando que o caso está sob análise. O Administrador analisará o caso e enviará a segunda mensagem privada ao membro, contendo a conclusão sobre o assunto. A resposta do Administrador será enviada ao membro no prazo máximo de 72 horas após o envio da primeira mensagem privada.

    – Palavras de baixo calão e xingamentos na mensagem enviada ao Moderador ou ao Administrador não serão toleradas; a mensagem será ignorada. A insistência nesse procedimento resultará em punição para o infrator.

    Dicas

    – Ao publicar uma pergunta, seja educado e inclua todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema, a começar pelo título, que, se não for relacionado ao problema, irá dificultar uma resposta correta. Lembre-se de que os outros participantes do Fórum não o frequentam apenas para responder às suas perguntas, mas também para aprender. Além de publicar perguntas, tente sempre contribuir com algo. Os participantes mais respeitados e mais queridos são sempre os que ajudam mais.

    – Dê preferência para a troca de informações pelo Fórum; a solicitação de informações por vias extra Fórum só será aceita em casos indispensáveis.

    – Sempre pesquise antes de criar um tópico, pois a sua dúvida pode ter sido respondida anteriormente e você ganhará bastante tempo com isso.

    – Mantenha somente um tópico para sanar dúvidas semelhantes, não abra um novo tópico para cada pequena mudança em seu problema/dúvida. Caso seu problema ou dúvida passe por alguma grande mudança, solicite o bloqueio do tópico e abra um novo.

    Considerações Finais

    – Ser um participante que colabora, tem grande conhecimento ou responde a muitas mensagens não lhe agrega qualquer privilégio, tampouco o isenta de suas obrigações como membro desta comunidade. As regras valem para todos.

    – Quando um participante for expulso ou quando o usuário pede sua exclusão do Fórum, tudo que for relacionado ao login (perfil, mensagens privadas, etc) passará a ser do Fórum, e ele não terá o direito de reivindicar quaisquer dados pessoais ou mensagens guardadas, tópicos e/ou tutoriais.

    – As regras do Fórum poderão ser alteradas sem prévio aviso.

    Os Administradores e Moderadores poderão, utilizando o bom senso, fazer uso de todos os recursos disponíveis para evitar situações que causem confusão, brigas, discussões ou situações que prejudiquem o funcionamento do Fórum e seus participantes, mesmo que a situação não esteja prevista nas regras acima.

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.